terça-feira, novembro 20, 2007

ASI vai com tudo...

Cartaz do evento que reunirá as associações de surf do estado na Prainha, em São Chico (SC). Foto: Reprodução.

A ASI - Associação de Surf de Imbituba parte com tudo para disputar a segunda etapa do Billabong Surfing Games - Fast Heat, Circuito Catarinense de Associações 2007, nos dias 24 e 25 de novembro, na Prainha, localizada na histórica cidade de São Francisco do Sul, norte do estado de Santa Catarina.
Esta que é considerada a maior competição por equipes do Brasil e denominada "Olimpíadas do Surf Catarinense". Com as equipes compostas por atletas da categoria Open, Junior, Mirim, Iniciantes, Infantil, Feminino, Máster, Longboard, um chefe de equipe e um técnico, as associações buscam garantir a melhor colocação no ranking final por equipes, que tem como líder, com 32 pontos de vantagem sobre a segunda colocada ASBC - Associação de Surf de Balneário Camboriú, após a primeira etapa a Associação de Surf de Imbituba, que venceu em Laguna, no sul do estado.
Equipe da ASI comemorando a vitória na 1ª etapa do Billabong Surfing Games 2007. Foto: Fecasurf

Os eventos realizados no formato Fast Heat (ou bateria rápida) reúnem um grande público na praia, entre atletas, familiares, simpatizantes e outros, formando uma grande torcida, que também pode acompanhar a evolução e o excelente nível técnico dos atletas catarinenses, apresentando manobras realmente radicais buscando sempre estar dentro do critério exigido pelos juizes que é, executar manobras radicais e controladas nas partes mais críticas da onda com velocidade, força e fluidez. O surfista que seguir este critério com o maior grau de dificuldade e controle nas melhores ondas recebe as melhores notas. Este Circuito, que é a olimpíada do surf catarinense, é realizado no formato Fast Heat, sistema idealizado por Jordão Bailo Junior Vice-Presidente da FECASURF – Federação Catarinense de Surf e Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Surf, no intuito de aumentar a competitividade e proporcionar uma maior divulgação do esporte através de TV aberta, deficiente até o momento devido ao formato tradicional ser muito longo. No novo formato o atleta pode pegar duas ou três ondas, dependendo da condição do mar, em apenas 10 minutos, exigindo do atleta concentração, agilidade e muita técnica para fazer a maior somatória, e vencer a bateria, além de proporcionar ação compactada e ininterrupta, ideal para transmissões ao vivo.

A tradicional abertura do evento terá o desfile das equipes uniformizadas com suas respectivas bandeiras e a “cerimônia das areias”, fase importante da competição e de grande significância para a Fecasurf , que além de contar pontos para as equipes, é uma grande confraternização do surf catarinense.

Beda Batista
2B Surf

Nenhum comentário: