
A ASI - Associação de Surf de Imbituba parte com tudo para disputar a segunda etapa do Billabong Surfing Games - Fast Heat, Circuito Catarinense de Associações 2007, nos dias 24 e 25 de novembro, na Prainha, localizada na histórica cidade de São Francisco do Sul, norte do estado de Santa Catarina.
Esta que é considerada a maior competição por equipes do Brasil e denominada "Olimpíadas do Surf Catarinense". Com as equipes compostas por atletas da categoria Open, Junior, Mirim, Iniciantes, Infantil, Feminino, Máster, Longboard, um chefe de equipe e um técnico, as associações buscam garantir a melhor colocação no ranking final por equipes, que tem como líder, com 32 pontos de vantagem sobre a segunda colocada ASBC - Associação de Surf de Balneário Camboriú, após a primeira etapa a Associação de Surf de Imbituba, que venceu em Laguna, no sul do estado.

Os eventos realizados no formato Fast Heat (ou bateria rápida) reúnem um grande público na praia, entre atletas, familiares, simpatizantes e outros, formando uma grande torcida, que também pode acompanhar a evolução e o excelente nível técnico dos atletas catarinenses, apresentando manobras realmente radicais buscando sempre estar dentro do critério exigido pelos juizes que é, executar manobras radicais e controladas nas partes mais críticas da onda com velocidade, força e fluidez. O surfista que seguir este critério com o maior grau de dificuldade e controle nas melhores ondas recebe as melhores notas. Este Circuito, que é a olimpíada do surf catarinense, é realizado no formato Fast Heat, sistema idealizado por Jordão Bailo Junior Vice-Presidente da FECASURF – Federação Catarinense de Surf e Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Surf, no intuito de aumentar a competitividade e proporcionar uma maior divulgação do esporte através de TV aberta, deficiente até o momento devido ao formato tradicional ser muito longo. No novo formato o atleta pode pegar duas ou três ondas, dependendo da condição do mar, em apenas 10 minutos, exigindo do atleta concentração, agilidade e muita técnica para fazer a maior somatória, e vencer a bateria, além de proporcionar ação compactada e ininterrupta, ideal para transmissões ao vivo.
A tradicional abertura do evento terá o desfile das equipes uniformizadas com suas respectivas bandeiras e a “cerimônia das areias”, fase importante da competição e de grande significância para a Fecasurf , que além de contar pontos para as equipes, é uma grande confraternização do surf catarinense.
Beda Batista
2B Surf
Nenhum comentário:
Postar um comentário