

Com vento forte no feriado o Windsurf foi a opção em Imbituba. Foto: Beda Batista/2B Surf.
Kelly Slater pegou algumas das maiores ondas do evento na Praia da Vila, mas não conseguiu estragar a festa do baixinho Mick Fanning. Foto: Aleko Stergiou.
O octacampeão mundial Kelly Slater (dir.) passa o trofèu ao campeão mundial de 2007, Mick Fanning, consagrado na Praia da Vila, em Imbituba (SC). - Foto Beda Batista.
Ao sair da água foi realizada a cerimônia de entrega do caneco de campeão mundial que foi entregue pelo atual campeão Kelly Slater. A cerimônia foi uma autêntica festa australiana regada a muita cerveja. Mick Fanning visivelmente emocionado estourou a champagne vibrando muito e disse “que a vitória era dedicada a todos os australianos que acreditaram no seu potencial e também aos fãs brasileiros que sempre deram muito apoio e motivação à ele”. No final da comemoração o novo campeão mundial, literalmente, foi para a galera, dando um mosh sobre a torcida que vibrava gritando seu nome.
Em seguida, Kai Otton garantiu vaga na final derrotando Tom Whitaker. Mas o dia era mesmo de Fanning que surfando ainda mais solto, sem o peso da disputa do título, pegou as melhores ondas da bateria e garantiu pelo segundo ano consecutivo o título do maior evento de surf da América Latina, o HANG LOOSE SANTA CATARINA PRO, na Praia da Vila, em Imbituba (SC).
Nos bastidores a vibração era geral, os organizadores do evento estavam visivelmente satisfeitos com as condições em que o evento foi realizado. Essa etapa foi considerada a melhor de todas as realizadas no Brasil, desde que o país começou a receber o circo da ASP. Ícaro Cavalheiro, árbitro brasileiro da ASP, disse que “a etapa da Praia da Vila foi a melhor do ano. Roberto Perdigão, presidente da ASP South América, afirmou que “junto com a etapa realizada no início da temporada na Gold Coast, na Austrália, essas foram as melhores ondas que o circuito encontrou esse ano”.
Álfio Lagnado, proprietário da Hang Loose, confirmou a fama de “pé-quente” e disse que “na Praia da Vila não precisa nem ser pé-quente, aqui é uma das praias mais constantes do Brasil e que oferece ondas como as que todos tiveram oportunidade de ver”.
Beda Batista
2B Surf
Dia lindo de sol na sexta-feira, mas nada de onda pro WCT Brasil 2007. Foto: Beda Batista/2B Surf.
Na sexta-feira, Dia de Finados e feriado nacional, apesar da expectativa de todos, mais uma vez as previsões não se concretizaram e a Vila amanheceu como uma lagoa. Apesar do sol, o vento sul que soprou no dia anterior virou para sudoeste e "deitou" ainda mais o mar, que havia esboçado uma pequena reação. O evento ficou paralisado pelo quarto dia consecutivo e não rolou nenhuma bateria. Um colunista famoso do estado que sofre de um distúrbio grave - dor de cotovelo - perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado e fez uma série de reclamações, na maior emissora do estado, sobre as condições das ondas da Praia da Vila e da falta do que fazer em Imbituba. Para azar dele, a Vila nunca decepciona em eventos de surf e ele morderia a língua no dia seguinte.
Multidão invada a Praia da Vila, em Imbituba (SC), para assistir de perto o HANG LOOSE SANTA CATARINA PRO. Foto: Beda Batista/2BSurf.
Fábio Carvalho fazendo história no HANG LOOSE SANTA CATARINA PRO. Foto: Aleko Stergiou.
Contudo, o ponto alto do dia e que ficará gravado na memória de todos que estiveram na Vila foi a nona bateria, em que o surfista local Fábio Carvalho, convidado pela Prefeitura Municipal de Imbituba, enfrentou o norte-americano octacampeão do mundo, Kelly Slater e o autraliano Kai Otton. Quando o nome de Fabinho foi anunciado pelo locutor do evento a praia toda aplaudiu e gritou o nome do melhor e mais carismático surfista que Imbituba já teve. Na sequência foi a vez do ídolo mundial, o careca mais famoso do mundo do surf, Kelly Slater que foi ovacionado de uma maneira jamais vista no tour. Esses dois momentos foram realmente de arrepiar.