
quinta-feira, dezembro 24, 2009
FELIZ NATAL...

sexta-feira, novembro 27, 2009
É, os tempos mudaram....




Com compreensão, inteligência e esperança, Al Gore apresenta neste documentário argumentos persuasivos que nos explicam que já não podemos olhar para o problema do aquecimento global como uma questão apenas política, mas sim como o maior desafio global que teremos de enfrentar.

Tendo Al Gore como protagonista, o filme enreda uma séria advertência para a humanidade, sobre nossas responsabilidades com as mudanças climáticas. É um documentário ambientalista e político, é claro. As imagens, chocantes, mostram as atuais alterações que o nosso Planeta está experimentando e elas são, também, a evidência da irresponsabilidade dos políticos que se negam a reconhecer a urgência de tocar no assunto e o pouco tempo que resta para evitar a catástrofe total.
"Uma Verdade Inconveniente", oferece-nos a visão apaixonada e inspiradora da cruzada de um homem para parar o progresso mortal do aquecimento global, esclarecendo todas as ideias erradas que se encontram associadas a este problema.
Este é o primeiro depoimento franco e aberto de um dos protagonistas da política mundial das duas últimas décadas a reconhecer a possibilidade da autodestruição do Planeta. Mesmo que o caminho tivesse sido aberto por Mikhail Gorbatchov, que também está dedicando a sua vida ao meio ambiente, principalmente às questões relativas à geopolítica dos recursos hídricos na Cruz Verde Internacional, foi o ativismo de Al Gore que abriu o caminho para que a luta ambiental se instalasse dentro do próprio Congresso dos EUA.
As Geleiras sofrem as mudanças mais drásticas no clima da Terra. Foto: Reprodução.
No filme e nas suas palestras, Al Gore destrói com dados concretos os três grandes mitos existentes sobre o aquecimento global: (1) Sobre as dúvidas quanto à realidade do efeito estufa, ele confirma que milhares de estudos científicos provam que o aquecimento é real e que constitui uma séria ameaça para a vida no Planeta; (2) Sobre se as políticas ambientais afetam a economia dos países, ele demonstra com modelos econômicos de autorizadas personalidades do mundo que as políticas públicas baseadas num planejamento ambiental estimulam as economias dos países; e (3) Que o aquecimento global não é somente um ciclo natural da Terra, mas o resultado das atividades humanas no campo industrial.
Esse filme é aconselhável à todos os seres humanos que tiverem firmes propósitos de existirem/residirem na Terra pelás próximas décadas. Em especial, aos que pensam que sua existência não está ligada à do planeta.
Aloha,
Beda Batista
2B SURF
segunda-feira, novembro 23, 2009
VOLTEI...

Embora vendamos uma imagem saudável - falo aqui em relações interpessoais e não fisicamente – nosso esporte está incrustado de parasitas e aventureiros, além de pseudo-jornalistas e empresários, pessoas com os mais variados interesses que não estão nem aí para o quão difícil e fugaz é a carreira de atleta. Por esse motivo que explanei de maneira geral e que me dou ao direito de não detalhar ainda mais, por acreditar que este meio é democrático, mas serve também às vontades deste que vos escreve, visto que, este blog foi criado com o intuito de informar o que o autor achar melhor e sem vínculo qualquer com marca, patrocinador ou qualquer outro meio extemporâneo de pressão. Que se danem as hipocrisias, as invejas, as vaidades, as soberbas e os egos, sejam eles pequenos ou grandes. Que se danem os que pensam estar acima do bem e do mal, a eles algo maior está reservado. Que se danem os que se julgam maiores ou melhores do que seus semelhantes, seja qual for o motivo, e, mesmo que este pareça inocentemente grandioso.
Estas linhas são um desabafo contra os calhordas que se transvestem de surfistas para irradiar as piores energias que o mar pode receber...que acreditam que apenas o fato de ser surfista lhes dá direito e condição de esnobar seus semelhantes, sob a falsa idéia de sermos superiores a alguém... Vida longa aos verdadeiramente bons de coração!!!
Volto, renovado e encorajado a seguir escrevendo o que me der na telha e quem não gostar que se dane também....
Aloha,
Beda Batista
sexta-feira, outubro 02, 2009
RIO sediará as Olimpíadas de 2016...

Depois de uma árdua disputa com as cidades de Chicago (EUA), Tokio (JAP) e Madrid (ESP), a capital carioca, Rio de Janeiro, foi a cidade escolhida como a sede das Olimpíadas de 2016, esta tarde (horário de Brasília) em Copenhague, na Dinamarca.

sábado, agosto 22, 2009
"Lenda do Cabeleira"
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas, para que um certo costume seja realmente considerado folclore é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.
A palavra FOLCLORE surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thomas (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".

quinta-feira, julho 23, 2009
Algumas do WCT Brasil 2009...
.jpg)
Como todos sabem, o fenômeno careca nascido na Flórida (EUA) acabou com a festa brasileira, personificada por Adriano de Souza, na busca pelo lugar mais alto do pódio. Kelly Slater mostrou mais uma vez - claro que não era preciso, mas quem é rei nunca perde a majestade – que, como poucos e seletos mortais, ele pode ressurgir das cinzas e virar um jogo, ou no caso uma bateria, que parecia perdida e alcançar o olimpo em questão de minutos. Foi o que aconteceu e o público assistiu estupefato em plena Praia da Vila, em Imbituba (SC), quando faltando exatos 10 minutos para terminar a bateria final do WCT Brasil 2009, Kelly Slater tira da manga duas ondas high score e mostra porquê é o cara a ser batido, ainda.
Mr. Slater começou a escalada em busca do seu décimo título mundial de forma brilhante. Correndo por fora, como gosta de fazer, e jogando a responsabilidade em cima de seus adversários, despachou grandes nomes durante o evento para encarar um inspirado Adriano de Souza, o Mineirinho, e sagrar-se bicampeão da etapa brasileira, a exemplo do que aconteceu no primeiro ano do retorno do tour mundial em Santa Catarina, em 2003. A diferença estava apenas na esperança da torcida. Se naquele ano o fenômeno encarou o “galego” Mick Fanning, então desconhecido dos brazucas, e foi unanimidade na Praia em que consquistou seu oitavo título mundial, três anos depois, em 2006, nesse ano a torcida mesmo contrariada era praticamente toda a favor do menino prodígio do Guarujá, que veio de uma escolinha de surf para marcar seu nome entre os grandes do circuito mundial.
.jpg)
Slater ergue os braços de Mineirinho, numa atitude desportiva e de reconhecimento, marca registrada em sua excepcional carreira. Foto: ASP / Covered Images.
No entanto, ninguém contava com o “ressurgimento” da fênix floridiana, que como poucos sabe do poder que têm em recuperar-se e mostrar a que veio.
Kelly Slater estava bem à vontade por aqui neste ano. Sem pressão alguma, exceto aquela que a mídia insiste em imprimir, ele foi visto surfando e circulando tranqüilamente pelas praias e ruas da pequena Imbituba. Distribuiu autógrafos, atendeu fãs sedentos por uma foto ao lado do ídolo e também pediu educadamente licença quando o assédio beirava o insuportável.
É claro, que nem todos vêem as coisas desse prisma, afinal, cada um enxerga o que quer ou o que lhe convém.
Kelly Slater mostrando o caminho durante freesurf na Praia do Porto, em Imbituba (SC). Foto: Sarita Porton/Imbiwave.
No terceiro dia de evento por aqui, falei com um amigo que me disse que acreditava ter visto o Kelly indo para a Praia do Porto. Fiquei com a pulga atrás da orelha e fui conferir. Será mesmo que ele surfaria por ali? Principal e infelizmente, pelas condições da água não serem as mais recomendadas para banho nesses últimos tempos. Quando cheguei à praia, a constatação de que meu “informante” estava certo foi clara. Vi um careca de roupa branca e vermelha dropando atrás do pico e se escondendo para tirar um tubo rápido, numa onda divertida que não passava de 3 pés.
Encontrei a Sarita e o Davi, esposa e filho do meu amigo Gean Carvalho, da Imbiwave, fazendo fotos enquanto distraia o pequeno. Ela me disse que tinha feito umas fotos maneiras do fenômeno. Pedi que me enviasse para publicar no blog e ela disse que enviaria. Nesse meio tempo, Slater pegou mais umas duas ondas e fez estragos, como era de se esperar, voando num aéreo 360º inacreditável e finalizando a onda de forma irrepreensível. Em seguida, ele se dirigiu à praia terminando o que pode se chamar de banho histórico na praia do Porto.
Convidei a Sarita para tirar algumas fotos do Davi junto ao ídolo. A Sarita ficou em dúvida não querendo incomodá-lo. Falei a ela que acreditava que ele não se importaria, pois gostava de crianças. Nos dirigimos em direção ao carro em que Slater, Jeremy Flores, Piu Pereira e outros membros da equipe se encontravam. Kelly quando nos viu com a câmera, pediu, por favor, para não tirar fotos. Claro que senti como se um balde de água fria fosse jogado sobre nossas cabeças. Respeitamos o pedido dele, mas disse à Sarita para darmos um tempo que talvez na saída ele parasse para uma foto. Não deu outra, quando estavam saindo Kelly pediu para parar o carro e permitiu que fizéssemos as fotos. Ele ficou alguns segundos brincando com o “Rei Davi” que estava no colo da mamãe, enquanto eu fazia fotos belíssimas que serão recordação por longo tempo para a família Imbiwave. No final agradecemos e o pequeno Davi não queria largar a mão do “cara”. Slater brincou como se estivesse fazendo força para largar a mão do garoto e como ele realmente não largava, disse “ok, vamos comigo então”. Certamente, aquele momento vai ficar registrado não apenas para nós, como também para a equipe da barca vejam as fotos e confiram. E quem dúvida que o pequeno Davi tenha mandado toda a energia para uma vitória norte-americana em águas brasileiras?
Confira o vídeo neste endereço: http://www.surfline.com/video/video_player/video_player.cfm?id=28236

Kelly e sua trupe em momento relax em Itapirubá. Foto: Jonas Tatuíra.
Slater e sua trupe correram por diversas praias da região de Imbituba. Ele foi visto e fotografado, conforme as imagens enviadas por meu amigo Lucas Furghestti, em Itapirubá, Ibiraquera e praia do Rosa. Ou seja, o cara não veio a passeio, mas que deu uns bordejos, isso deu.
Aloha,
Beda Batista
2BSURF
segunda-feira, julho 13, 2009
"Era 13 de julho, uma segunda-feira..."

Chuva semelhante, que durou cerca de 5 minutos, destruiu Imbituba e fez com que o povo solidificasse seu amor pela terra natal. Foto: Osappo.blogspot.com.
aloha,
Beda Batista
2BSURF
sexta-feira, julho 03, 2009
Adriano de Souza despacha o nº 1 e encara Slater na Final...

Mineirinho quebra recorde e se garante nas oitavas...

quinta-feira, julho 02, 2009
WCT Brasil reinicia na Vila...
Acompanhe a transmissão do evento em: http://www.clicrbs.com.br/especial/wct/html/painel2.html
Aloha
Beda Batista
2B Surf
quarta-feira, julho 01, 2009
Em espera...


terça-feira, junho 30, 2009
Swell a vista...

segunda-feira, junho 29, 2009
Descanso na Zimba...

domingo, junho 28, 2009
O show da Vila...


sábado, junho 27, 2009
Começa o show na Capital Mundial do Surf...


sexta-feira, junho 26, 2009
KELLY SLATER CONFIRMADO...


segunda-feira, junho 22, 2009
Vila de gala e um WCT inesquecível...


A Praia da Vila, em Imbituba - SC., têm tradição em ondas grandes e de apresentá-las em campeonatos de surf. Nesta foto, o falecido local, Koy, dropa uma direita de responsa no OP PRO 94. Foto: Reprodução Revista Inside.
No entanto, o melhor mar deste outono foi sem sombra de dúvidas o que rolou no feriadão de 1º de maio, dia do trabalho. Já na quarta-feira, dia 29 de abril, o mar começou a reagir e indicando a possibilidade do sul do estado de Santa Catarina receber uma forte ondulação de sul, com as bóias marcando ondas com mais de 10 pés.

Gil de Bona é um dos locais das antigas que sempre se destaca quando o mar sobe. Nesta direita fotografada há 4 anos, mais uma vez a Vila mostra seu potencial. Foto: Câmera Surf.
Na sexta-feira, porém, a partir das onze horas, o mar começou a ajeitar e as séries não paravam de bombar. À tarde as nuvens se dissiparam e o sol apareceu radiante brindando os surfistas/turistas que estavam na belíssima Imbituba. Na água, ondas de 7 a 8 pés faziam a cabeça da galera que curtia o feriado prolongado na praia da Vila. A galera local se destacava em meio ao crowd já sabendo que o bom mesmo ainda estava por vir. E, não deu outra, o sábado amanheceu nublado, mas as ondas aumentaram e passavam dos 10 pés de face, nas séries maiores. O sol deu as caras no meio da manhã e aí o show estava formado. Altas ondas, gunzeiras na água, fotógrafos a postos e a galera local fazendo a festa no merecido dia de descanso, em que se comemora ironicamente o dia do trabalho. A fotógrafa local de Imbituba, Cida Barcelos, “montou acampamento” na praia da Vila e fez as melhores fotos do feriadão, como vocês podem conferir. Destaque para o surfista imbitubense, Patrick, que dropou uma verdadeira bomba, com uma prancha 6’0.

Patrick, local de Imbtuba, dropando uma bomba com uma 6'0. Garantiu sua parcela de felicidade na Vilinha. Foto: Cida Barcelos.
Aloha,
Beda Batista.
* Texto originalmente publicado no site Waves, em 05.06.2009.
terça-feira, abril 07, 2009
Eduardo ressurge das cinzas...
A ASI - Associação de Surf de Imbituba, agora sob a liderança do novo Presidente, Katz Sullyvan, organiza o circuito PRO/AM 2009, com 5 etapas. A 1ª etapa é o Natural Art Eduardo Surf Constest, apresentada pela Darshan e Okean, que acontece nos dias 18 e 19 de abril, na Praia da Vila, em Imbituba, SC.
Estarão em disputa 9 categorias: Espumeiro (até 10 anos), Infantil (até 12 anos), Iniciantes (até 14 anos), Mirim (até 16 anos), Junior (até 18 anos), Soul Surf (livre p/ Free Surf), Sênior (acima de 28 anos), Feminino (aberto), Pro/Am (aberto) e Expression Session (atletas inscritos no evento).
Na categoria PRO/AM o Campeão leva R$ 500,00 e 01 Bloco Darshan; o Vice-campeão: R$ 300,00; o 3º e 4º colocados recebem R$ 100,00 em dinheiro. Para os campeões das demais categorias tem mais 6 blocos DARSHAN. A Expression Session premiará o vencedor com um Long John da O’neill. Os quatro primeiros colocados em cada categoria receberão kit’s dos nossos apoiadores e troféus. Além disso, cada atleta inscrito recebe uma camiseta do evento.
ATENÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES!!!: Inscrições até 16 de abril (quinta-feira), as 16:00 horas, através da conta bancária da Associação de Surf de Imbituba (BESC – Ag. 0072 – CC. nº 014.578-3).
CONFIRME sua inscrição até as 18 hs do dia 16 de abril através: 1º) recibo de depósito pelo fone/fax: (48) 3255-2414, com nome e categoria que irá participar; ou 2º) entregue uma cópia do recibo de depósito, com nome e a categoria que participará, na Tática Informática (com Jander – fone: (48) 8431-2008) ou e-mail: janderpc@terra.com.br.
VALOR DAS INSCRIÇÕES: Pro/Am (R$ 60,00), Espumeiro (R$ 30,00), e demais categorias (R$ 40,00). Atleta filiado tem 20% de desconto na inscrição (com exceção da Pro/Am).
Inscrições e informações pelo site WWW.ASIMBITUBA.COM.BR
quarta-feira, março 18, 2009
SURF NA TELONA...
Dia: 18 de março – Quarta-feira
Filme: Just Add Water (Quiksilver)
20h15:
21h30:
Dia 19 de março – Quinta-feira
Filme: Changes (Rusty)
20h15: Sessão especial para imprensa e convidados.
21h30:
Ingressos e passaportes:
- Ingresso para quarta-feira, dia 18/03, sessão das 20h15.
Valor R$ 10,00.
- Passaporte para os dois dias, sessões das 21h30.
Valor R$ 15,00.
Paralelo, em cada sessão acontecerá o tradicional sorteio de prêmios. Serão sorteadas pranchas SRS do shaper Rodrigo Silva, além de Blocos Teccell, acessórios Jungle, dvds, camisetas e brindes das marcas Quiksilver e Rusty.
Eu garanto, vale à pena conferir...
sábado, janeiro 31, 2009
Perdemos o "Bola"...
Duas semanas atrás o encontrei na Praia do Rosa amarradão de estar curtindo o verão no paraíso. Naquele dia jamais me passaria pela mente estar postando a passagem de um amigo.
Bola deixou a sua marca indelével de companheirismo e lealdade, quem o conheceu, jamais deixará de lembrar dele , como um grande entusiasta do esporte, amigo e profissional de altíssimo nível.
Resta dizer que a viagem de BOLA, foi iluminada por esta Terra, por onde passou fez amigos, deixou sua marca, sua alegria contagiante, e é desta forma que todos se lembrarão dele.
Obrigado por termos tido o privilégio de conviver contigo durante todos estes anos, onde nos proporcionaste momentos inesquecíveis.
Fique com Deus e narre as ondas de outros que foram como tu conhecer outras ondas. Narre-as com sua maneira característica pois pode ter certeza que jamais serás esquecido por aqui...