sexta-feira, julho 03, 2009

Mineirinho quebra recorde e se garante nas oitavas...

Adriano de Souza, o Mineirinho, é o único representante do Brasil no Hang Loose Santa Catarina PRO 2009. Foto: Nilton Santos.
Sol e boas ondas de 3-4 pés de altura na Praia da Vila formaram um belo cenário para a continuação do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009, que deve terminar nesta sexta-feira em Imbituba. A quinta-feira foi inaugurada com vitória do defensor do título da etapa brasileira do ASP World Tour, Bede Durbidge, mas o paulista Adriano de Souza foi o primeiro grande destaque do dia. O Mineirinho do Guarujá aumentou para 16,53 o recorde de pontos do campeonato e foi o único brasileiro a passar para as oitavas-de-final. Joel Parkinson ganhou por meio ponto do catarinense Neco Padaratz e garantiu sua permanência na liderança do ranking, enquanto Kelly Slater já comemora o melhor resultado no ano, pois esta foi a primeira vez que ele ultrapassou a terceira fase nesta temporada.

“Dentro de mim, até parece que venci o campeonato depois dessas derrotas”, exagerou Kelly Slater. “É uma posição diferente para mim e isso faz com que eu sinta mais vontade de vencer, surfando até de uma maneira mais defensiva, pois perder agora e ir para casa não seria a melhor coisa para mim. A única vantagem de não estar entre os primeiros do ranking é que vindo de trás você pode surfar mais relaxado, sem tanta pressão, o que pode ser positivo”.

Apesar de ter vencido a primeira edição da etapa brasileira do ASP Tour em Santa Catarina em 2003 e recuperado o título mundial em 2005 também em Imbituba, Slater confessou não estar seguro ainda para repetir estas vitórias este ano. “Eu já venci aqui antes do mesmo jeito que venci em Pipeline e demorei 10 anos para vencer de novo. É um outro momento, outros surfistas, outras pranchas e o que procuro é manter a concentração para ir passando as baterias”.

Ele também aprovou a mudança de data do Hang Loose Santa Catarina Pro de outubro/novembro para o Inverno. “Nesta época já deu para notar que as ondas são melhores, apesar de que você não vê tantos biquínis na areia, é um pouco mais frio, além do que o evento agora é no início da temporada e todos estão aqui, como eu. Aliás, estava até pensando em dar um tempo depois dos três resultados ruins no início do ano, mas decidi vir porque no ano passado já não vim para cá e não queria que a torcida brasileira ficasse decepcionada comigo mais uma vez”, destacou Slater.

O maior ídolo do esporte agora vai enfrentar o aussie Tom Whitaker nas oitavas-de-final que abrem a sexta-feira, que pode ser o último dia do Hang Loose Santa Catarina Pro 2009. A primeira chamada está marcada para as 7 horas, com a primeira bateria devendo ser iniciada as 7:30 horas e a grande final entrando por volta das 15 horas na Praia da Vila. A expectativa é de mais um dia de Sol, céu claro e boas ondas para fechar a quarta etapa da temporada. Toda a torcida é para Adriano de Souza ser o campeão, para acabar com um longo jejum de 11 anos sem vitórias brasileiras em casa.

A última foi conquistada em 1998 pelo paranaense Peterson Rosa na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). “Sei que existe essa pressão, é uma coisa que todos querem e eu também, mas não é tão simples assim porque todos os surfistas estão aqui para vencer também”, falou Mineirinho, que estabeleceu um novo recorde de 16,53 pontos no Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 com as notas 8,60 e 7,93 que somou contra o sul-africano Greg Emslie. Foi o mesmo adversário que ele derrotou nesta mesma fase na Gold Coast, onde fez sua primeira final no ASP World Tour.

“Eu nunca tinha passado da terceira fase em Santa Catarina, então já quebrei um tabu hoje e isso me deu mais ânimo para enfrentar o Jeremy (Flores) amanhã. Ele fez a final aqui no ano passado, ficou em segundo lugar, é um grande surfista da nova geração também como eu e espero que toda a torcida esteja do meu lado como foi hoje”, disse Adriano, que falou sobre a coincidência do encontro com Greg Emslie na terceira fase como na Austrália.

“Eu sei que o Greg é um surfista sempre difícil de vencer, é muito experiente, sabe competir muito bem e ainda bem que achei duas ondas boas para ganhar dele de novo. Tomara que o caminho seja o mesmo, quem sabe!”.

Apenas três brasileiros competiram na terceira fase realizada na quinta-feira. O cearense Heitor Alves foi facilmente batido pelo americano Damien Hobgood por 12.00 x 4.50 pontos. Já o catarinense Neco Padaratz deu muito trabalho para o australiano Joel Parkinson, que venceu o duelo por meio ponto de diferença no placar de 15,17 x 14,67 pontos. Neco começou bem com uma nota 7,67 e depois ainda tirou um 7,00, mesma nota que Parko garantiu a vitória depois do 8,17 na melhor onda surfada na bateria. Com a classificação, Joel não perde mais a liderança do ranking no Brasil.

“É sempre difícil surfar contra um convidado, ainda mais ele sendo um talento local como o Neco. Foi assim também em Bells Beach (AUS), então já estou acostumado e a melhor maneira de lidar com isso é surfar bem”, falou Parkinson, que não quis falar muito sobre o fato de continuar na frente do ranking. “Só estou procurando fazer bem meu trabalho para dar um passo de cada vez, bateria por bateria. Agora vai ter o Kekoa (Bacalso), que está competindo bem aqui, então tenho que preparar uma boa estratégia para ganhar dele amanhã. Minha concentração é para cada bateria”. Os cinco primeiros colocados no ranking avançaram para as oitavas-de-final. O vice-líder Taj Burrow pega o americano Tim Reyes na quinta bateria. O terceiro colocado, Mick Fanning, único bicampeão da etapa brasileira do ASP Tour, está na última com outro americano, Chris Ward. O quarto, C. J. Hobgood, tirou a maior nota do dia – 9,17 – e entra na bateria anterior com o australiano Mick Campbell. E o quinto, Adriano de Souza, disputa a segunda vaga nas quartas-de-final contra o francês Jeremy Flores, que no ano passado só foi derrotado na final por Bede Durbidge. O australiano abre a sexta-feira enfrentando outro surfista que também já venceu em Imbituba, o americano Damien Hobgood.


OITAVAS-DE-FINAL - 9.o lugar - US$ 6.300 e 600 pontos:

1.a: Bede Durbidge (AUS) x Damien Hobgood (EUA)

2.a: Adriano de Souza (BRA) x Jeremy Flores (FRA)

3.a: Bobby Martinez (EUA) x Dustin Barca (HAV)

4.a: Joel Parkinson (AUS) x Kekoa Bacalso (HAV)

5.a: Taj Burrow (AUS) x Tim Reyes (EUA)

6.a: Kelly Slater (EUA) x Tom Whitaker (AUS)

7.a: C. J. Hobgood (EUA) x Mick Campbell (AUS)

8.a: Mick Fanning (AUS) x Chris Ward (EUA)


João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Hang Loose Santa Catarina Pro

Nenhum comentário: