terça-feira, dezembro 18, 2007

Semana complicada...

Peço desculpas aos blogueiros de plantão que acompanham o 2B Surf. Esta semana foi complicada no mundo do surf e no virtual também. Tivemos uma série de problemas técnicos que inviabilizaram a publicação de posts e que dificultaram a cobertura do Pipe Masters que tínhamos programado. De qualquer forma, estamos de volta com as principais notícias da semana.

Neco passa sufoco no Hawaii...
Neco passa sufoco, mas garante no Hawaai a permanência na elite mundial. Foto: Beda Batista/2b Surf.
O catarinense Neco Padaratz que precisava desesperadamente de um bom resultado na última etapa do WCT, na ilha de Oahu, no Hawaii, foi "corrido" da água pelo "bad boy" hawaiano Sunny Garcia. Sunny Garcia que tem um longo histórico de agressões à free-surfers e competidores aprontou mais uma durante a oitava bateria da primeira fase. Nos momentos finais da bateria, Neco Liderava e Garcia estava em segundo lugar, quando Neco e Sunny droparam uma onda juntos e se chocaram. Os juízes marcaram interferência dupla. O catarinense manteve a primeira posição enquanto Sunny caiu para terceiro lugar. O hawaiano descontrolado partiu para cima do catarinense, que tirou a cordinha e nadou em direção ao jet-ski que o levou até a areia. Neco saiu correndo em direção ao palanque dos juízes e só saiu de lá após a chegada da polícia que o escoltou para sair da praia. Sunny saiu da água e foi em direção ao palanque insultando em alto e bom som o surfista brasileiro. A galera do "deixa-disso" tirou o bronco hawaiano da área.
Neco avançou até as oitavas-de-final, aonde perdeu para o aussie Taj Burrow. Ainda sim, garantiu a permanência na elite do surf mundial da ASP.
Fica a pergunta: Até quando a ASP vai fechar os olhos para atitudes anti-desportivas como esta?

Austrália faz a Festa no Hawaii...

Bede Durbidge (Aus) fatura o Pipe Masters e a Tríplice Coroa Hawaiana. Foto: ASP/Rowland Covered Images.

A final do Billabong Pipeline Masters 2007 foi uma verdadeira festa australiana. Três dos quatro finalistas eram aussies, Bede Durbidge, Dean Morrinson e Joel Parkinson enfrentaram o único hawaiano nas finais, Pancho Sullivan. Embora o mar irregular não fosse atrativo para ninguém, o evento foi finalizado com ondas de meio a um metro, coisa difícil de imaginar, em se tratando de hawaii. Na final, Durbidge garantiu a vitória marcando 9,50 e 7,17 em suas melhores ondas, embolsando US$ 30 mil e um carro por ganhar a tríplice coroa hawaiana. Dean Morrison ficou em segundo, seguido de Pancho Sullivan e Joel Parkinson, em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Brasucas não se garantem...

Bernardo Pigmeu dá adeus ao WCT. Foto: ASP Tostee / Covered Images.

O cabo-friense Victor Ribas, de 37 anos, dá adeus ao WCT. Como havíamos noticiado em post anterior, Vitinho precisava de um ótimo resultado para poder se manter na elite, o que, infelizmente, não ocorreu. Após 14 anos de circuito mundial o "baixinho" brasileiro que chegou mais próximo de um título mundial, ficando em terceiro lugar em 1999, não conseguiu se manter entre os top´s do WCT e nem garantiu vaga pelo circuito de acesso, o WQS. O pernambucano Bernardo Pigmeu e o saquaremense Raoni Monteiro também não conseguiram se manter na elite. Ambos, assim como Victor Ribas, precisavam de um resultado extraordinário na última etapa, mas esse resulktado não foi alcançado. Raoni Monteiro que já foi apontado como um dos possíveis campeões do mundo pela mídia internacional amargou um 34º lugar no ranking, enquanto Pigmeu ocupou o 32º lugar.

Silvana Lima fica em TERCEIRO...


Silvana Lima garante o terceiro lugar no WCT 2007. Foto ASP Karen.

A cearense Silvana Lima salva a pátria e garante um honroso terceiro lugar no ranking feminino do WCT. Lima, ao lado de Sofia Mulanovich era a única surfista que poderia tirar o título das mãos da novata australiana Stephanie Gilmore, de apenas 19 anos e estreante do WCT.
Silvana viu suas chances de conquistar o inédito título mundial acabando na última bateria das oitavas-de-final do Billabong Pro Maui, quando perdeu para sul-africana Rosanne Hodge. De qualquer forma, a carismática Silvana Lima está de parabéns pela excelente campanha no WCT 2007. Certamente, motivação não lhe faltará no ano que vem para disputar o título tão sonhado pela torcida brasileira.
Jihad perde o Título, Galvão é o NOVO Campeão Brasileiro...

Renato Galvão é o novo Campeão Brasileiro. Foto: Beda Batista/2B Surf.

Em uma decisão histórica o conselho executivo da ABRASP-Associação Brasileira de Surf Profissional decidiu pela punição máxima ao surfista paranaense Jihad Kodhr. O surfista que não compareceu ao exame antidoping por fazer uso de remédios antidepressivos, para uma doença chamada "Transtorno Bipolar" - em que o indivíduo alterna momentos de euforia com outros de depressão - sem notificar à entidade máxima do surf brasileiro. Por não comparecer ao exame o atleta foi punido com a suspensão de 360 dias sem poder competir no Circuito Brasileiro, o SuperSurf. Perda dos pontos da última etapa do ano, e, conseqüentemente, do título brasileiro, além da premiação e do veículo Space Fox destinado ao campeão do circuito. O paulista Renato Galvão que foi o vice-campeão brasileiro passa a ser o novo Campeão Brasileiro. Renato Galvão torna-se Bicampeão Brasileiro, já que o paulista levou o título em 2003.

Beda Batista
2B Surf

2 comentários:

Maurio Borges disse...

Deixa de malandragem... E não me vem prá cá com essa desculpa esfarrapada dizendo que tivesse problema técnico no blogue... Vamô trabalhá po..a! Se essas notícias publicadas hoje fossem nos anos 80 eu te diria que havias sido "UP TO DATE"... mas hoje? e com advento da internê... as tuas notas já fazem parte de um, digamos, passado recente. Até minha mãe já sabe que o Jihad rodou de ano. Mas tudo bem estas perdoado. Te damos uma nova chance. Como estamos no final de ano e por aqui ainda muita gente acredita em Papai Noel... Tudo bem. Dessa vez passa! Agora, nós queremos novidades, curiosidades. Dá próxima vez vê se não amarela e põe pra baixo!!! Tô indo pra aí no fim de semana te "rabear"...

Beda Batista disse...

Pô assim tu tira a minha credibilidade Maurião....rs....
Realmente essa tal de NETE é phoda...Fica todo mundo querendo mais.....
Cara a correria é grande e os imprevistos acontecem....Estávamos com tudo armado lá no hawaii pra fazer uma cobertura show, mas tudo bem fica para a próxima...
Tô te esperando para pegarmos umas ondas....Amarelar? Quem deve estar amarelo essa hora é o Jihad, de tanto tomar antidepressivos....rs...
Abração,

Beda.