segunda-feira, dezembro 10, 2007

Sem ondas na Meca...

Palanque do Pipe Masters. Só falta as ondas. Foto: ASP Luckey/Covered Images.

A falta de ondas na ilha de Oahu, no Hawaii, fez a direção de prova do Billabong Pipeline Master 2007, última etapa do WCT - World Championship Tour, adiar pelo terceiro dia consecutivo o início da competição.

Esse ano parece que nem a "Meca" do surf mundial escapou da fúria de Netuno que vêm deixando organizadores, atletas e público com os nervos à flor da pele. Desde o início do circuito as ondas "teimaram" em não aparecer, principalmente em picos consagrados, como Bell´s, na Austrália; Teahupoo, no Tahiti; Mundaka, na Espanha e Trestles, na Califórnia. Com exceção de Hossegor, na França e a Praia da Vila, em Imbituba (SC), que receberam ótimas ondulações durante o período de espera das competições, esse ano foi realmente "atípico" no chamado "Dream Tour" da ASP. Será que Netuno está mostrando sua revolta com a poluição crescente dos oceanos e da natureza em geral? Quem sabe?

Silvana Lima detona na estréia e se mantém na disputa do inédito título mundial de surf. Foto: ASP Towner/Covered Images.

Voltando ao Hawaii, mas em outra ilha do arquipélago, em Maui, as brasileiras Silvana Lima e Jacqueline Silva seguem na competição. O evento também está adiado por hoje por falta de ondas. A previsão de um swell para amanhã ou quarta-feira deve reiniciar a competição. As brasileiras se deram bem e estão nas oitavas-de-final. A cearense Silvana Lima venceu na estréia e avançou direto à terceira fase, marcando 9,0 e 8,20 em suas melhores ondas e continua na briga pelo título mundial da temporada, este será o primeiro título mundial do Brasil no surf profissional. A catarinense Jacqueline Silva passou em segundo na sua bateria de estréia e também garantiu vaga nas oitavas. Jacque encara na primeira bateria das oitavas a aussie Layne Beachley, enquanto Silvana enfrenta a sul-africana Rosanne Hodge na última bateria da fase.

Adriano de Souza, o Mineirinho, disputa a primeira bateria do evento. Foto: ASP Tostee/Covered Images.

Em Oahu, Adriano Mineirinho está escalado na primeira bateria do evento para enfrentar o hawaiano Andy Irons, o norte-americano Cory Lopez e o português Tiago Pires. Em seguida, Léo Neves encara os norte-americanos Bobby Martinez e Tim Reyes e o sul-africano Greg Emslie. Na quarta bateria Raoni Monteiro cai na água com os norte-americanos Damien Hobgood e Gabe Kling e o aussie Luke Stedman. Na oitava disputa da fase Rodrigo Dornelles e Neco Padaratz enfrentam o autraliano Joel Parkinson e o hawaiano Sunny Garcia. Bernardo Pigmeu disputa a bateria seguinte contra os aussies Tom Whitaker, Michael Campbell e Michael Lowe. Victor Ribas é o último brasuca a cair na água e enfrenta o francês Jeremy Flores e os autralianos Kai Otton e Troy Brooks.
Beda Batista
2B Surf

Nenhum comentário: