segunda-feira, junho 22, 2009

Vila de gala e um WCT inesquecível...



Faltando menos de um mês para acontecer a etapa brasileira do WCT – World Championship Tour, o Hang Loose Santa Catarina PRO 2009, os surfistas Imbitubenses estão na maior expectativa.
O surfista local, Nico, "mestre" em meio-ambiente, dropando em seu habitat preferido: Praia da Vila. Foto: Cida Barcelos.

Embora as ondas da Praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina, dispensem qualquer tipo de apresentação pela qualidade internacional como visto e aprovado pelo mundo todo nas edições anteriores do evento, que rolaram por aqui entre 2003 e 2008, a expectativa deste ano é ainda maior, em virtude do evento acontecer em um período de constantes e duradouras ondulações, que não raro acontecem em seqüências que podem durar dias e manterem o mar com constância de mais de um metro e meio, tranqüilamente, a exemplo do que aconteceu nos últimos dez dias, em que a Praia da Vila não parou de quebrar.

A Praia da Vila, em Imbituba - SC., têm tradição em ondas grandes e de apresentá-las em campeonatos de surf. Nesta foto, o falecido local, Koy, dropa uma direita de responsa no OP PRO 94. Foto: Reprodução Revista Inside.

No entanto, o melhor mar deste outono foi sem sombra de dúvidas o que rolou no feriadão de 1º de maio, dia do trabalho. Já na quarta-feira, dia 29 de abril, o mar começou a reagir e indicando a possibilidade do sul do estado de Santa Catarina receber uma forte ondulação de sul, com as bóias marcando ondas com mais de 10 pés.

Gil de Bona é um dos locais das antigas que sempre se destaca quando o mar sobe. Nesta direita fotografada há 4 anos, mais uma vez a Vila mostra seu potencial. Foto: Câmera Surf.


Na quinta-feira, 30, a previsão se confirmava e uma forte ondulação “encostou” no litoral durante a madrugada e manteve o mar “storm” durante todo o dia e a manhã de sexta-feira.
Na sexta-feira, porém, a partir das onze horas, o mar começou a ajeitar e as séries não paravam de bombar. À tarde as nuvens se dissiparam e o sol apareceu radiante brindando os surfistas/turistas que estavam na belíssima Imbituba. Na água, ondas de 7 a 8 pés faziam a cabeça da galera que curtia o feriado prolongado na praia da Vila. A galera local se destacava em meio ao crowd já sabendo que o bom mesmo ainda estava por vir. E, não deu outra, o sábado amanheceu nublado, mas as ondas aumentaram e passavam dos 10 pés de face, nas séries maiores. O sol deu as caras no meio da manhã e aí o show estava formado. Altas ondas, gunzeiras na água, fotógrafos a postos e a galera local fazendo a festa no merecido dia de descanso, em que se comemora ironicamente o dia do trabalho. A fotógrafa local de Imbituba, Cida Barcelos, “montou acampamento” na praia da Vila e fez as melhores fotos do feriadão, como vocês podem conferir. Destaque para o surfista imbitubense, Patrick, que dropou uma verdadeira bomba, com uma prancha 6’0.

Patrick, local de Imbtuba, dropando uma bomba com uma 6'0. Garantiu sua parcela de felicidade na Vilinha. Foto: Cida Barcelos.


No domingo de manhã as ondas diminuíram um pouco, mas continuavam perfeitas. No começo da tarde quando muitos acreditavam que o mar estava em declínio total, surpresa, o mar reage novamente e a Vila mostra mais uma vez porque é a praia que recebe o mundial do WCT, a constância e a qualidade de suas ondas é certamente o cartão de apresentação das ondas da “terra brasilis” no circuito mundial da ASP. Que venha então o HANG LOOSE SANTA CATARINA PRO 2009, pois a comunidade imbitubense está preparada para receber mais uma vez os top´s do mundo numa das melhores ondas do Brasil.

Aloha,

Beda Batista.

* Texto originalmente publicado no site Waves, em 05.06.2009.

Um comentário:

Lucas S. Furghestti disse...

Agora senti firmeza... Vamos fazaer a cobertura do WCT aí... Vlw Beda!