quinta-feira, março 13, 2008

Na Rosa do Surf...

Praia do Rosa, em Imbituba (SC), recebe a 1ª etapa da Seletiva Petrobras de Surfe 2008. Foto: Beda Batista/2B Surf.

Começa hoje e se estende até o dia 16 (domingo), na Praia do Rosa, em Imbituba (SC), a 1ª etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino 2008, o circuito de acesso à primeira divisão do surf profissional Brasileiro.

A Praia do Rosa que já foi uma rota alternativa de mochileiros e bichos-grilo nos anos setenta, se tornou internacional há pouco mais de uma década. Centenas de pousadas "pipocaram" na região que "ainda" guarda algumas das mais belas paisagens de Imbituba, embora já seja visível os sinais do "desenvolvimento", com muitas casas e pousadas tomando os promontórios daquele paraíso. Incluída em 2004 no "Clube das Baías Mais Belas do Mundo", a praia recebeu ano passado o encontro deste grupo que reúne inúmeras baías espalhadas ao redor do mundo.
Fábio Gouveia foi o campeão do último evento realizado na Praia do Rosa, 1ª etapa do SuperSurf em 2005. Foto: Beda Batista.

A Praia do Rosa já sediou grandes eventos de surf. No ano 2000 foi realizada uma etapa do WLT - World Longboard Tour, o circuito mundial de longboard da ASP. Em 2005 foi realizada a 1ª etapa do SuperSurf, na qual o paraibano Fábio Gouveia e a cearense Silvana Lima levaram a melhor, ganhando nas categorias masculino e feminino, respectivamente.

Sem dúvida, a praia é uma das mais belas do Brasil e merece o destaque que vêm recebendo. É muito legal fazer um evento num lugar paradisíaco. Muita badalação, mulheres belíssimas na areia, azaração, altas ondas rolando. Mas tudo isso passa, e rápido. O lixo e a degradação ambiental que podem vir agregados à eventos desta natureza ficam e podem marcar gerações. Por isso, é inevitável que ocorra uma conscientização ambiental, por parte de organizadores, população local, empresários e exploradores do turismo na região, para que não ocorra com este paraíso algo como ocorreu em Balneário Camboriú, apenas para citar um dos exemplos mais perversos de desenvolvimento turístico em Santa Catarina.

Aloha,

Beda Batista
2B Surf

Nenhum comentário: