sábado, junho 19, 2010

ASI recebe medalha HENRIQUE LAGE...

ASI - Associação de Surf de Imbituba completa 25 anos em alto estilo. Foto: Divulgação ASI.


A ASI - Associação de Surf de Imbituba no ano em que comemora seu vigésimo quinto aniversário de fundação receberá da Prefeitura Municipal de Imbituba a Medalha Henrique Lage, pelos serviços prestados ao município e seus cidadãos. A solenidade ocorrerá no próximo dia 21, segunda-feira, às 20:00 horas na Câmara de Vereadores do Município e contará com a presença de autoridades políticas e empresariais do estado. Além, é claro, de toda a surfistada que fez e faz parte desses 25 anos de história.

Para comemorar este feito, que neste ano conta com apenas a participação de uma entidade sem fins lucrativos - os outros homenageados são pessoa físicas - preparei um texto especial que será lido na solenidade e demonstra a alegria e o sentimento de dever cumprido por parte de todos surfistas Imbitubenses. Colaborou no texto o shaper e jornalista Cláudio "Dentina" Freitas.

Espero que curtam,

Aloha,

Beda Batista
2B SURF
O Imbitubense João Paulo, Campeão Brasileiro Mirim, é a mais nova promessa do surf Brasileiro. Foto: Arquivo Pessoal.

25 anos de incentivo ao surfe de Imbituba

Vinte e cinco anos atrás uma semente foi plantada e, hoje, além dos nossos surfistas, pessoas dos mais distantes lugares do mundo podem conhecer e apreciar o melhor do surfe mundial aqui, em Imbituba.

Fundada por um grupo de amigos surfistas, em 02 de outubro de 1985, tendo Almerindo Jorge (Galo) como o primeiro presidente, a ASI - Associação de Surfe de Imbituba formou uma sólida base para o desenvolvimento do esporte na região sul do Brasil.

Nessa trajetória a ASI superou uma série de obstáculos e períodos difíceis para desenvolver o surfe através da organização de eventos nos mais variados níveis do esporte, desde campeonatos locais, regionais e nacionais, atingindo seu ápice com a participação direta na organização de eventos internacionais, como por exemplo, a etapa do mundial de longboard, realizada na Praia do Rosa, no ano 2000 e, as oito edições da primeira divisão do Circuito Mundial da ASP, disputadas nas águas da Praia da Vila desde 2003, o já conhecido de todos os imbitubenses, WCT.

Para que todos possam entender este desenvolvimento é necessário citar alguns eventos que foram sem sombra de dúvidas balizadores e decisivos para a entidade:

- Circuito de verão pró-verde realizado em 89.

- Realização de Etapas do Circuito Catarinense Profissional;

- OP PRO 94 – 1ª Etapa do WQS (segunda divisão do circuito mundial) - que mostrou à todos a potência da Praia da Vila, oferecendo ondas grandes e potentes, que resgataram a fama da Vila que havia sido relegada ao ostracismo pela poluição promovida pela extinta ICC;

- Nos anos 2001 e 2002 a Praia da Vila recebe a penúltima etapa do Circuito Brasileiro, o então chamado Super Surf, que contou com atletas locais e com Fábio Carvalho disputando o título nacional em uma das ocasiões.

- A partir de 2005 a ASI começa dois circuitos locais (um de pranchinha e outro de longboard). Sendo considerado o circuito de surfe mais forte e com a melhor premiação do Brasil, a ser realizado por uma associação de surfe local. Iniciativa esta que vêm sendo elogiada pelas mais diversas entidades ligadas ao esporte, além da mídia especializada.

- Em 2010 a ASI inova mais uma vez, realizando a primeira transmissão ao vivo pela internet de um campeonato de surf local.

Hoje, estamos colhendo os frutos das sementes que foram plantadas há 25 anos. Mas, não se iludam esta caminhada não foi fácil e lá nos primórdios quando os surfistas ainda eram mal vistos pela sociedade em geral, este grupo de visionários determinados e apaixonados pelo esporte, deu início a esta belíssima história de sucesso que é a ASI.

Por estes e outros fatos é que o surfe de Imbituba merece uma associação a altura da qualidade de nossas ondas. Em 25 anos é incontestável que a ASI tem sim qualidade comparável à famosa direita do canto da praia da vila, palco do maior show de surfe em águas brasileiras.

O nome de nossa cidade, através do surfe, foi levado aos quatro cantos do mundo e isso é de extrema importância para o município.

Muitas pessoas fazem parte dessa história, os patrocinadores que ao longo de todos esses anos acreditaram de forma incondicional no trabalho sério e comprometido desenvolvido pela ASI, além de atletas, pais, diretores, e comunidade em geral.

Não podemos deixar de destacar aqui o importantíssimo apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, na pessoa do atual prefeito José Roberto Martins, que nunca mediu esforços e sempre acreditou no esporte. Sendo inclusive um dos seus praticantes.

Precisamos lembrar neste momento tão importante todos os presidentes, que estiveram em momentos distintos à frente da entidade:

- Almerindo Jorge (Galo);

- Celso Pacheco Pereira (Checo);

- Ricardo Duarte Oliveira (Lambari);

- Nilo Pittigliani;

- Carlos Santos;

- Gilnei Cardoso;

- Eduardo Rosa;

- Charles Nobre (Chalera);

- Moacir Lima (Biúna);

- Norton Evaldt;

- Nazareno Heleodoro de Souza (Neno), e,

- Katz Sullyvan Fernandes.

Agradecemos também às pessoas que atuaram nas mais diversas diretorias da entidade, dando suporte aos presidentes citados, pois sem eles seria impraticável alcançar a maioria destas conquistas.

Todos os envolvidos nestes 25 anos transformaram o surfe em Imbituba e os resultados são incontestáveis, temos um campeão mundial master, Carlos Santos e, o atual campeão brasileiro mirim, João Paulo de Abreu, que tem uma carreira promissora como surfista profissional. Além, do nosso maior representante em todos os tempos, o carismático Fabinho Carvalho.

Lembrando que toda essa história de surfista profissional começou em Imbituba nos anos 80, com Neno Heleodoro, surfista de destaque no cenário nacional.

O próximo objetivo da ASI é a construção de sua sede própria, e nada mais justo, pelo histórico de realizações e de preservação ambiental, que este local seja o canto da Praia da vila, local que foi e é a fonte de inspiração para todo o trabalho desta entidade.

A mola mestra que fez e faz com que este trabalho seja bem feito é o amor pelo surfe. Sem este, nada disso seria possível e, para todos que fizeram e fazem parte desta história os nossos mais sinceros agradecimentos em nome de toda a diretoria e associados da ASI.

E podem ter certeza que ainda daremos muitas alegrias à Imbituba através deste esporte que há muito faz parte deste belíssimo cenário com o qual Deus nos abençoou.

Que mais 25 anos venham para o surfe de Imbituba!

Muito obrigado!

Associação de Surfe de Imbituba.

Nenhum comentário: