segunda-feira, novembro 24, 2008

La Aguada ameaçada no Uruguai e por aqui também...

Ondas como esta da Praia do Porto estão ameaçadas por obras no Porto de Imbituba. Foto: Everton Luis.

Lí no site Ondas do Sul que a onda de La Aguada e a região entre La Paloma e La Pedrera estão ameaçadas em virtude da construção de um porto de águas profundas. O autor destaca a importância das referidas praias para a economia e o turismo locais. Sem dúvidas, a perda de qualquer onda/praia para a construção de qualquer empreendimento é um absurdo que só mesmo nós "seres civilizados" somos capazes de realizar.

O irônico disso tudo, é que aqui em Santa Catarina, mais precisamente em Imbituba, isto está prestes a acontecer também. Ainda mais irônico é o fato do nome do bairro em que se localiza a praia que possivelmente acabará, pelo menos em termos de ondas, é conhecida popularmente por "Aguada", nome idêntico à irmã Uruguaia.

Praia D'Água, vizinha do Porto de Imbituba, também corre risco de desaparecer. Foto: Site Zimbanet.

A construção de um novo cais e o alongamento do molhe principal do Porto de Imbituba foram anunciados ano passado por uma empresa responsável pelo projeto. Na época a ASI - Associação de Surf de Imbituba foi contactada pela advogada da empresa para discutir o projeto. O assunto foi discutido em uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores contando com a presença de surfistas, ambientalistas, empresários, estudantes e comunidade em geral.

Alongamento do molhe principal pode acabar com ondas de Imbituba. Foto: Reprodução/Imagem.

O projeto segundo os geólogos contratados para desenvolvê-lo não afetará as praias da região. Será que não afetará mesmo?


Observe no canto direito da foto a proximidade das praias D'Água, Ribanceira e Vila. Foto: Reprodução/Imagem.
No entanto, o mais leigo dos mortais é capaz de entender que a movimentação de areia devido à mudança das correntes marítimas, afetará não apenas esta praia - Praia do Porto - como também as praias próximas. Entre elas, Praia da Vila, D'Água, Ribanceira e Ibiraquera.

Será que as ondas continuarão as mesmas na Praia da Vila? Foto: Basílio B. Ruy.

A exemplo do que ocorreu, com a própria Praia do Porto, nos anos 70 quando foi criado o molhe principal que acabou com as ondas no canto direito, chamado de "Canto do Paraná", modificou totalmente o fundo da praia e alterou completamente a geografia das ondas.
O mega-projeto em questão, que envolve o alongamento do molhe, a construção de um novo berço de atracamento e de uma enorme estrutura que suprimirá vários barracões de pescadores, já está sendo realizado a todo vapor pelo exército brasileiro.

Certamente, a Praia em que foi feita a primeira foto de surf de Santa Catarina está com seus dias contados. E o pior disso tudo é que as praias adjascentes não estão a salvo.
Imbituba já sofreu muito, em um passado mais que recente, com a ICC - Indústria Carboquímica
Catarinense, uma estatal poluídora construída criminalmente às marges de duas das melhores ondas do Brasil. Confira matéria aqui: http://2bsurf.blogspot.com/2005/07/imbituba-o-prazer-de-surfar_27.html
Resta saber quem pode garantir o "progresso" sem a destruição do nosso meio-ambiente?
Com a palavra os responsáveis...
Quem surfar, verá!!!

aloha,

Beda Batista
2BSurf

Um comentário:

Bruno Egues disse...

É uma pena que as autoridades em pleno século XXI continuem destruindo a natureza em troca de "avanços" econômicos. Vai ser assim até chegar o ponto de ficar irreversível a situação chegando ao fim da vida, sem ar pra respirar, água limpa pra beber e onda pra surfar!

Tive o prazer de conhecer a praia d'agua onde fui presenteado com altas ondas, um lugar realmente inesquecível, paradisíaco e pouco conhecido até mesmo pelos locais de Imbituba.