terça-feira, junho 30, 2009

Swell a vista...

O diretor de prova do Hang Loose Santa Catarina PRO 2009, Xandi Fontes (à esq.) e, o terceiro do mundo, o aussie Mick Fanning, no ínício da manhã desta terça-feira na Praia da Vila, Imbituba (SC). Foto: Nilton Santos.


O Hang Loose Santa Catarina Pro 2009 sofreu o seu segundo adiamento nesta terça-feira que amanheceu com ondas pequenas, de no máximomeio metro, na Praia da Vila, em Imbituba (SC) inviabilizando a continuação do evento. A próxima chamada para a terceira fase foi marcada para as 7:30 horas de amanhã, quarta-feira.


O vento já sopra de sul e deve mudar o tempo e as condições do mar para um possível reinício da competição na quinta-feira. O diretor de prova, Xandi Fontes, que vem acompanhado atentamente as previsões destacou hoje cedo que "o vento sul já entrou com swell de sudoeste, jogou a ondulação mais pro meio da praia, amanhã começa a virar para sul/sudeste e para quinta-feira acho que o mar alinha com esta ondulação sul/sudeste que é a melhor aqui para a Praia da Vila." Apesar das previsões indicarem um swell se aproximando, as ondas não serão tão grandes quanto às dos primeiros dias do evento, mas sem perda de qualidade, como é de se esperar da Praia da Vila.


Apesar das ondas pequenas, vários surfistas entraram no mar para treinar nesta terça-feira de sol. O aussie Mick Fanning, único bicampeão da história da etapa brasileira do ASP Tour em Santa Catarina, que garantiu seu título mundial em 2007, nas águas da Vila, concorda com a decisão da organização em adiar o evento. Fanning, que ocupa a terceira posição no ranking mundial afirmou que "não tem muita onda, só uma condição mínima mesmo. Comparando com os primeiros dias, acho que o adiamento foi uma boa decisão. Ainda temos um bom prazo pela frente, então foi bom adiarem o campeonato, hoje está divertido, dá pra fazer uma, duas manobras, mas depois a onda acaba."


A etapa brasileira do ASP World Tour tem prazo até domingo para ser encerrada e precisa de um mínimo de dois dias de boas ondas para ser finalizado.

TERCEIRA FASE - 17.o lugar - US$ 5.400 e 410 pontos:


01: Bede Durbidge (AUS) x Michel Bourez (TAH)
02: Damien Hobgood (EUA) x Heitor Alves (BRA)
03: Jeremy Flores (FRA) x Tim Boal (FRA)
04: Adriano de Souza (BRA) x Greg Emslie (AFR)
05: Bobby Martinez (EUA) x Tiago Pires (PRT)
06: Jordy Smith (AFR) x Dustin Barca (AFR)
07: Kekoa Bacalso (HAV) x Dean Morrison (AUS)
08: Joel Parkinson (AUS) x Neco Padaratz (BRA)
09: Taj Burrow (AUS) x Nathaniel Curran (EUA)
10: Dayyan Neve (AUS) x Tim Reyes (EUA)
11: Kelly Slater (EUA) x Ben Dunn (AUS)
12: Tom Whitaker (AUS) x Chris Davidson (AUS)
13: C. J. Hobgood (EUA) x Michael Picon (FRA)
14: Mick Campbell (AUS) x Josh Kerr (AUS)
15: Mick Fanning (AUS) x Roy Powers (HAV)
16: Taylor Knox (EUA) x Chris Ward (EUA)


Beda Batista
2B Surf

segunda-feira, junho 29, 2009

Descanso na Zimba...

Praia da Vila vazia na segunda-feira depois de um movimento intenso do fim-de-semana. Foto: André Motta.

Depois de um movimentadíssimo domingo, com muita gente bonita, altas ondas e um show de surf protagonizado pela elite do esporte, no segundo dia do Hang Loose Santa Catarina PRO 2009, válido pela quarta etapa do circuito mundial de surf profissional, a segunda-feira é de descanso.

De acordo com o que antecipamos ontem, a direção de prova em conjunto com os atletas optou pelo adiamento da terceira fase, em virtude de um forte vento nordeste que soprou durante toda a noite e aumentou de intensidade pela manhã, prejudicando a performance dos surfistas.

A previsão é que um novo swell atinja o litoral sul de Santa Catarina nos próximos dias, que deve proporcionar boas ondas permitindo a continuidade do evento.


Beda Batista
2B Surf

domingo, junho 28, 2009

O show da Vila...

Adriano de Souza, o Mineirinho, avançou na competição nas belas ondas da Praia da Vila, em Imbituba (SC). Foto: Nilton Santos.

Mais uma vez a Praia da Vila não decepciona e proporciona um belo espetáculo aos amantes do esporte dos reis que invadiram a pacata Imbituba para presenciar um verdadeiro show de surf, no Hang Loose Santa Catarina PRO 2009.
Depois de um sábado chuvoso com ondas de 2,5 metros porém, com o mar ainda em transformação. O domingo foi para reafirmar que as ondas brasileiras são de qualidade internacional dignas de receber a elite do esporte.
O público ficou extasiado e por todo lado se ouvia expressões do tipo: "Altas ondas; alucinante esse mar". Claro, que para quem é nativo escutar palavras como estas, da praia que freqüenta e tem verdadeira adoração, é mais do que gratificante!
Dentro d'água nem todos os brasileiros se deram bem. O catarinense Guilherme Ferreira caiu na primeira bateria da repescagem no domingo e perdeu para o norte-americano C.J. Hobgood. Em seguida, o paulista Adriano de Souza, despachou o carioca Gustavo Fernandes. Na terceira bateria do dia Bernardo Pigmeu sucumbiu diante do eneacampeão mundial, Kelly Slater.
O catarinense Neco Padaratz, garantiu vaga na terceira fase do Hang Loose Santa Catarina PRO 2009. Foto: Nilton Santos.
Na seqüência, o catarinense Neco Padaratz despachou o havaiano Fred Patacchia. Padaratz afirmou entusiamado depois da bateria que “Imbituba está no meu coração. Tenho uma paixão especial por este lugar. Você vem pra cá como um gladiador, enfrentando a dificuldade deste mar, acertando o posicionamento lá dentro, superando a correnteza. Mas, as ondas estão aí lindas para serem surfadas. Até que enfim fizeram o campeonato na época certa das grandes ondas aqui”.
O paranaense Jihad Kodhr travou um belo duelo contra o aussie Ben Dunn mas, perdeu por apenas sete décimos.
No último confronto do dia, o cearense Heitor Alves finalizou a participação brasileira vencendo o sul-africano David Weare. No início do confronto aconteceu uma situação inusitada quando os dois surfistas droparam a mesma onda, os juízes marcaram dupla interferência. Como nenhum dos surfistas tinha a prioridade, ambos foram punidos perdendo metade da segunda maior nota. Heitor Alves marcou 4.33 pontos numa direita e, em seguida quebrou uma esquerda, fazendo o público vibrar, marcando 8,40 pontos e liquidando a fatura. Weare precisava de 8.32, mas não conseguiu virar o resultado.
Amanhã, segunda-feira, a primeira chamada para realização da terceira fase do evento será às 07:00 horas, quando o diretor de provas, Xandi Fontes, decide pela continuidade ou paralisação do evento. A previsão é do mar diminuir e no meio da semana um novo swell encostar no litoral o que pode fazer com que a direção de provas opte por suspender o evento aguardando pelas melhores condições.
Continue acessando o 2B Surf e curtindo a cobertura do maior evento de surf da américa do sul, de surfista para surfistas.

Beda Batista
2B Surf

sábado, junho 27, 2009

Começa o show na Capital Mundial do Surf...

O aussie, Mick Fanning, veio com tudo em busca da terceira vitória na Praia da Vila, em Imbituba. Foto: Nilton Santos.



Teve início às 08:15hs., a quarta etapa do circuito mundial de surf profissional, o Hang Loose Santa Catarina PRO 2009, na Praia da Vila, em Imbituba (SC). A previsão que vinha sendo monitorada pela direção de prova se concretizou e ótimas ondas de 2 a 2,5 metros de altura brindaram os top 45 do tour da ASP.


Na primeira bateria do dia o francês, Tim Boal, marcou 12,66 pontos e levou a melhor sobre os sul-africanos Greg Emslie e Jordy Smith, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O paranaense Jihad Kodhr cai na água na terceira bateria encarando o norte-americano Bobby Martinez e o australiano Phillip MacDonald. Adriano de Souza, local do guarujá participa do sétimo confronto junto com o catarinense Neco Padaratz e o havaiano, Kekoa Bacalso.


Em seguida cai na água outro catarinense, Guilherme Ferreira, que enfrenta os aussies, Joel Parkinson, nº 1 do mundo e Kai Otton.
O catarinense Guilherme Ferreira reforça o time brazuca no Hang Loose Santa Catarina PRO 2009, na Praia da Vila. Foto: Basílio Ruy.
Gustavo Fernandes, Bernardo Pigmeu e Heitor Alves completam o esquadrão brazuca na etapa e caem na água na nona, décima e décima-terceira baterias, respectivamente.

Fiquem ligados e curtam a cobertura feita aqui no 2B Surf, de surfista para surfistas.

Aloha,

Beda Batista
2B Surf

sexta-feira, junho 26, 2009

KELLY SLATER CONFIRMADO...

O norteamericano Kelly Slater confirma presença nas águas da Praia da Vila, em Imbituba-SC, local em que sagrou-se campeão em 2003 e garantiu seu sétimo título mundial em 2005. Foto: Nilton Santos.


Ontem à noite, dia 25, por volta das 19:30hs, Xandi Fontes organizador do Hang Loose Santa Catarina PRO 2009 e diretor de provas do evento, informou à todo staff reunido no Imbituba Praia Hotel, para a reunião da organização, que o eneacampeão mundial, Kelly "Fenômeno" Slater, acabava de embarcar nos EUA em direção à Imbituba, para disputar a 4ª etapa brasileira do WCT.


Durante a reunião Fontes recebeu uma ligação do Tour Manager da ASP, Renato Hickel, confirmando que Slater acabava de enviar uma mensagem informando que embarcara naquele momento no aeroporto de Los Angeles, Califórnia, rumo ao Brasil.


Certamente a presença de Mr. Slater, que ocupa a 25ª posição no ranking, abrilhantará ainda mais a festa da etapa esquentando a corrida pelo título mundial da temporada, em águas brasileiras na mais aguardada etapa do Tour Mundial a ser realizada no Brasil.


O evento que acontece entre os dias 27 de junho e 05 de julho e contará com a presença recorde de surfistas estrangeiros desde o início de sua realização, provavelmente terá seu início no primeiro dia da janela de espera, uma vez que as previsões vêm se confirmando e o vento sul que sopra desde a última quarta-feira, já traz a ondulação de sul que atinge a costa catarinense.


Outra atração aguardada pela torcida brasileira e já confirmada é o surfista brasileiro Neco Padaratz que está fora do circuito mundial por conta de uma hérnia de disco, da qual busca tratamento na Califórnia, será o sétimo brasileiro a competir no evento deste ano substituindo o norteamericano Gabe Kling ausente por contusão.
O Catarinense Neco Padaratz garante vaga na etapa brasileira do WCT 2009. Foto: Nilton Santos.

PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA:
01: Jordy Smith (AFR), Tim Boal (FRA), Greg Emslie (AFR)
02: Fredrick Patacchia (HAV), Josh Kerr (AUS), Mikael Picon (FRA)
03: Bobby Martinez (EUA), Jihad Khodr (BRA), Phillip MacDonald (AUS)
04: Kelly Slater (EUA), Tim Reyes (EUA), Marlon Lipke (ALE)
05: Mick Fanning (AUS), Aritz Aranburu (ESP), Nathaniel Curran (EUA)
06: Bede Durbidge (AUS), Dean Morrison (AUS), Ben Bourgeois (EUA)
07: Adriano de Souza (BRA), Kekoa Bacalso (HAV), Neco Padaratz (BRA)
08: Joel Parkinson (AUS), Kai Otton (AUS), Guilherme Ferreira (BRA)
09: Taj Burrow (AUS), Jay Thompson (AUS), Gustavo Fernandes (BRA)
10: C. J. Hobgood (EUA), Dayyan Neve (AUS), Bernardo Pigmeu (BRA)
11: Tom Whitaker (AUS), Dane Reynolds (EUA), Nic Muscroft (AUS)
12: Kieren Perrow (AUS), Drew Courtney (AUS), Michel Bourez (TAH)
13: Taylor Knox (EUA), Heitor Alves (BRA), Roy Powers (HAV)
14: Damien Hobgood (EUA), Chris Ward (EUA), Ben Dunn (AUS)
15: Jeremy Flores (FRA), Chris Davidson (AUS), Tiago Pires (PRT)
16: Mick Campbell (AUS), David Weare (AFR), Dustin Barca (HAV)


GALERIA DOS CAMPEÕES DA ETAPA BRASILEIRA DO ASP TOUR EM SANTA CATARINA:

2008 – Bede Durbidge (AUS)
2007 – Mick Fanning (AUS)
2006 – Mick Fanning (AUS)
2005 – Damien Hobgood (EUA)
2004 – Taj Burrow (AUS)
2003 – Kelly Slater (EUA)

Acompanhe a cobertura completa do HANG LOOSE SANTA CATARINA PRO 2009, diretamente da Praia da Vila, no 2B Surf que feito de surfista para surfistas.

Aloha,

Beda Batista
2B Surf





segunda-feira, junho 22, 2009

Vila de gala e um WCT inesquecível...



Faltando menos de um mês para acontecer a etapa brasileira do WCT – World Championship Tour, o Hang Loose Santa Catarina PRO 2009, os surfistas Imbitubenses estão na maior expectativa.
O surfista local, Nico, "mestre" em meio-ambiente, dropando em seu habitat preferido: Praia da Vila. Foto: Cida Barcelos.

Embora as ondas da Praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina, dispensem qualquer tipo de apresentação pela qualidade internacional como visto e aprovado pelo mundo todo nas edições anteriores do evento, que rolaram por aqui entre 2003 e 2008, a expectativa deste ano é ainda maior, em virtude do evento acontecer em um período de constantes e duradouras ondulações, que não raro acontecem em seqüências que podem durar dias e manterem o mar com constância de mais de um metro e meio, tranqüilamente, a exemplo do que aconteceu nos últimos dez dias, em que a Praia da Vila não parou de quebrar.

A Praia da Vila, em Imbituba - SC., têm tradição em ondas grandes e de apresentá-las em campeonatos de surf. Nesta foto, o falecido local, Koy, dropa uma direita de responsa no OP PRO 94. Foto: Reprodução Revista Inside.

No entanto, o melhor mar deste outono foi sem sombra de dúvidas o que rolou no feriadão de 1º de maio, dia do trabalho. Já na quarta-feira, dia 29 de abril, o mar começou a reagir e indicando a possibilidade do sul do estado de Santa Catarina receber uma forte ondulação de sul, com as bóias marcando ondas com mais de 10 pés.

Gil de Bona é um dos locais das antigas que sempre se destaca quando o mar sobe. Nesta direita fotografada há 4 anos, mais uma vez a Vila mostra seu potencial. Foto: Câmera Surf.


Na quinta-feira, 30, a previsão se confirmava e uma forte ondulação “encostou” no litoral durante a madrugada e manteve o mar “storm” durante todo o dia e a manhã de sexta-feira.
Na sexta-feira, porém, a partir das onze horas, o mar começou a ajeitar e as séries não paravam de bombar. À tarde as nuvens se dissiparam e o sol apareceu radiante brindando os surfistas/turistas que estavam na belíssima Imbituba. Na água, ondas de 7 a 8 pés faziam a cabeça da galera que curtia o feriado prolongado na praia da Vila. A galera local se destacava em meio ao crowd já sabendo que o bom mesmo ainda estava por vir. E, não deu outra, o sábado amanheceu nublado, mas as ondas aumentaram e passavam dos 10 pés de face, nas séries maiores. O sol deu as caras no meio da manhã e aí o show estava formado. Altas ondas, gunzeiras na água, fotógrafos a postos e a galera local fazendo a festa no merecido dia de descanso, em que se comemora ironicamente o dia do trabalho. A fotógrafa local de Imbituba, Cida Barcelos, “montou acampamento” na praia da Vila e fez as melhores fotos do feriadão, como vocês podem conferir. Destaque para o surfista imbitubense, Patrick, que dropou uma verdadeira bomba, com uma prancha 6’0.

Patrick, local de Imbtuba, dropando uma bomba com uma 6'0. Garantiu sua parcela de felicidade na Vilinha. Foto: Cida Barcelos.


No domingo de manhã as ondas diminuíram um pouco, mas continuavam perfeitas. No começo da tarde quando muitos acreditavam que o mar estava em declínio total, surpresa, o mar reage novamente e a Vila mostra mais uma vez porque é a praia que recebe o mundial do WCT, a constância e a qualidade de suas ondas é certamente o cartão de apresentação das ondas da “terra brasilis” no circuito mundial da ASP. Que venha então o HANG LOOSE SANTA CATARINA PRO 2009, pois a comunidade imbitubense está preparada para receber mais uma vez os top´s do mundo numa das melhores ondas do Brasil.

Aloha,

Beda Batista.

* Texto originalmente publicado no site Waves, em 05.06.2009.